A necessidade de uma política cultural para Sorocaba (SP)

Neste 12 de março, data em que se comemora o Dia do Bibliotecário, a palavra de ordem deve ser planejar. Sabe-se que planejamento exige esforço e tempo. Esforço para manter o que até aqui foi reunido pelas bibliotecas públicas e privadas de Sorocaba a fim de preservar sua história. Tempo para, por meio de tentativas e erros, executar ações que promovam o acesso a essa história.

Com pesar, Sorocaba teve parte de seu patrimônio museológico furtado recentemente. Tornou-se uma cidade parcialmente desmemoriada. Diante do ocorrido, restou catalogar os materiais restantes e proceder ao cuidado necessário para sua preservação. É um começo tardio, mas necessário e que há muito devia ter sido iniciado. Porém, e quanto os demais materiais da cultura sorocabana? Que tratamento tem recebido? A quantas andam nossas bibliotecas? E nossos arquivos? Vão mal como os museus?

O que preocupa nesta história, além do descaso do Poder Público com a cultura e memória sorocabanas, são as discussões em torno do destino dos materiais restantes. Cogitou-se enviá-los para uma das bibliotecas públicas de Sorocaba, que poderia “servir” como “depósito do museu”. Não poderia e nem pode. Biblioteca é biblioteca. Museu é museu. E nenhuma dessas instituições servem de depósito. Se assim são tratadas pelo Poder Público, é porque este carece de uma política consistente para a cultura sorocabana.

Por isso, a retomada da discussão em torno da cultura local deveria ser realizada pelo Poder Público em conjunto com a sociedade por meio de discussões, fóruns e outras formas de participação. Sugere-se, ainda, a criação de uma Fundação Pró-Memória, responsável pela gestão do patrimônio cultural, artístico e arquitetônico da cidade, a exemplo do que ocorre em São Carlos (SP) e Indaiatuba (SP).

É por meio dessas e outras ações, previamente planejadas, que Sorocaba poderá instituir uma política digna para sua cultura, lembrando que para isso será necessário o esforço conjunto da sociedade com o Poder Público e que só o tempo dirá quais serão os resultados alcançados.

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias

Deixe um comentário